
Pólen de abelha
O pólen de abelha é um dos alimentos mais nutritivos da natureza. É considerado um superalimento, pois contém todos os nutrientes necessários para o ser humano. Por isso apresenta enormes benefícios para a saúde.
As abelhas recolhem o pólen das flores, aglutinando-o com o auxílio da saliva e néctar. Depois transportam-no à colmeia, onde é depositado nos alvéolos. Nasce assim, este alimento completo que pode ser usado como suplemento nutricional
Dadas as suas propriedades terapêuticas, a utilização do pólen de abelha é recomendada como um revitalizante e fortificante, que melhora a capacidade de trabalho e regula as funções intestinais, entre outras.
No entanto, convém salientar, que ainda não existem estudos científicos que demonstrem eficazmente todas as propriedades curativas atribuídas ao pólen de abelha.
As propriedades do pólen abelha
O pólen de abelha é uma fonte natural de nutrientes essenciais, sendo um alimento equilibrado que pode ser usado como suplemento nutricional para uma vida saudável. Estas substâncias ajudam na proteção das células e melhoram o sistema imunitário do organismo.
O pólen de abelha é rico em proteínas, aminoácidos (quase todos os aminoácidos essenciais), hidratos de carbono, lípidos, vitaminas, minerais, antioxidantes e outras substâncias biologicamente ativas, com propriedades benéficas e revitalizantes para o organismo.
Benefícios do pólen de abelha
São muitos os benefícios, mas listamos os principais:
Aumenta os níveis de energia
O pólen de abelha promove a força e a resistência, por isso é utilizado por muitos atletas de alta competição, sendo ainda útil para recuperar mais rapidamente de um esforço físico.
O efeito revigorante do pólen de abelha é ideal para recuperar a vitalidade naturalmente.
Ajuda a promover a capacidade de trabalho e combate o cansaço. Sendo também um suporte para pessoas com falta de apetite e enfraquecidas.
Melhora a memória
O alto teor de aminoácidos no pólen de abelha melhora a nossa função cerebral e estimula a memória e a capacidade de concentração.
Muitas pessoas idosas experimentam uma intensa melhoria na concentração, como também crianças em idade escolar e estudantes, em particular em fases de preparação para os exames.
Propriedades antialérgicas
O pólen de abelha tem um efeito anti-inflamatório sobre os tecidos dos pulmões e, portanto, pode ser benéfico para problemas respiratórios, tal como a asma.
O pólen de abelha reduz a presença de histamina, o que minimiza alergias como a febre do feno e a sinusite.
Pele bonita
Graças aos aminoácidos e vitaminas, o pólen de abelha promove a regeneração das células, reduzindo as rugas e previne o envelhecimento prematuro da pele. Sendo ainda útil no combate à acne facial. O seu efeito anti-inflamatório sobre a pele, ajuda no tratamento de eczemas e psoríase.
Melhora a digestão
O pólen contém enzimas digestivas que ajudam a melhorar o processo digestivo e a regular a flora intestinal. Ao reduzir a inflamação do trato digestivo, combate o inchaço e a má disposição estomacal.
Ajuda a perder peso
O pólen de abelha estimula o metabolismo e acelera a queima de calorias. Ajuda ainda a regular o apetite, acalmando a fome e evitando desejos alimentícios.
Fortalece o sistema inmunológico
O pólen de abelha possui substâncias antibióticas ativas que ajudam a eliminar bactérias e
leveduras da flora intestinal. Ao mesmo tempo, confere proteção à microflora e promove a absorção de probióticos. Desta forma é um bom suporte para o sistema imunológico.
Sistema cardiovascular
O pólen de abelha contém rutina, um antioxidante que tonifica os capilares e vasos sanguíneos, reduz a tensão arterial excessiva e reduz os níveis de colesterol e triglicéridos.
A lisina no pólen promove a renovação dos glóbulos vermelhos e a histidina facilita a formação de hemoglobina. As gorduras polinsaturadas e os flavonóides impedem o desenvolvimento de arteriosclerose, o que ajuda a prevenir o entupimento das artérias.
Tabela Nutricional do Pólen de Abelha
A composição nutricional do pólen de abelha pode variar conforme a sua procedência, as várias espécies florais e a zona geográfica. Em geral, é rico em proteínas contendo todos os aminoácidos essenciais, hidratos de carbono, lípidos, vitaminas, minerais, oligoelementos e antioxidantes.
30 a 40% de proteínas: a maior parte do pólen está composto de aminoácidos essenciais, como leucina, isoleucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina.
50 a 60% de hidratos de carbono: o pólen de abelha também contém hidratos de carbono simples, por exemplo frutose e glicose e polissacarídeos como celulose, hemicelulose, lignina, que não são absorvidos pelo organismo.
3 a 5% de minerais e vitaminas: cerca de 60 minerais e oligoelementos podem ser encontrados dependendo da origem do pólen, estes incluem cálcio, potássio, magnésio, enxofre, cobre, ferro, silício, selénio, enxofre, titânio, fósforo, cloro, zinco, iodo e manganês.
É rico em vitaminas do grupo B: principalmente vitamina B1, B2, B5, B6, B12, bem como ácido fólico, ácido nicotínico e caroteno são encontrados no pólen de abelha.
Mais de 5000 enzimas podem ser encontradas no pólen de abelha, algumas delas são essenciais, outras são chamadas de coenzimas. As enzimas são importantes, pois ajudam na digestão dos alimentos. Assim, o corpo absorve muito melhor os nutrientes dos alimentos.
Antioxidantes: contém vários polifenois como flavonóis, isoflavonas, antocianinas catequinas, que ajudam a proteger as células contra a os efeitos negativos causado pelos radicais livres. À atividade antioxidante é atribuída parte dos efeitos terapêuticos do pólen,
2 a 3% de ácidos gordos: o pólen de abelha fornece gorduras importantes, que consistem em cerca de 70% de ácido alfa-linolénico e também ácido linoléico e ácidos gordos saturados e insaturados simples.
Composição nutricional: porção 5g (1 colher de chá)
ENERGÍA | 72,5 kJ / 15,7 kcal |
Hidratos de carbono | 2,2 g |
– dos quais açúcares | 2,1 g |
Lípidos | 0,4 g |
– dos quais saturados | 0,1 g |
Proteínas | 1,2 g |
Fibras | 0,5 g |
Vitamina B3 | 3,6 mg |
Vitamina B6 | 0,6 mg |
Dose recomendada
Certifique-se de comprar pólen de abelha 100% orgânico e natural. A dose recomendada para adultos é de uma colher de chá por dia.
Pode consumir os grânulos de pólen deixando que se dissolvem lentamente na boca. Ou adicionar aos cereais do pequeno-almoço, no iogurte ou no leite morno.
De modo a evitar uma possível reação alérgica ao pólen recomenda-se que o tome gradualmente. Comece com meia colher de chá e se não houver reações, aumente a quantidade.
Contraindicações do pólen de abelha?
O pólen de abelha não é adequado para mulheres grávidas e em fase de amamentação.
Embora um dos seus benefícios seja a diminuição de casos de alergias, no entanto as pessoas com alergia e asma devem evitar o seu consumo, devido a reações indesejadas.